O meu desejo para a nossa liberdade

Que a maioria da liberdade prevaleça sempre, na forma e substância, sobre a minoria castradora, no meu país, com os portugueses e, em geral, no mundo.

Junto-me aos milhares, ou milhões, de vivas sobre a Liberdade neste dia 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos.

É sempre bom recordar e reconhecer o seu significado e sentido, embora creia que o número dos seus adversários tenha aumentado, em todas as esferas da nossa vida.

Aliás, estou convencido de que, a medir pelo grau de intervenção cívicae social na defesa dos valores da Revolução das pessoas, muitas se acomodariam,ajustariam e, em alguns casos, até seriam "polícias do pensamento", sob um regime não democrático e livre.

O combate pelos valores da liberdade é, portanto, diferente na forma, conteúdo e lugar, e até no tipo de pessoas que o lideram, consoante o estado depaz ou de guerra de um país.

Parece-me, pois, um erro grave reduzir os valores de Abril ao âmbitopolítico, assim como é uma ilusão pensar que temos as lideranças e garantias adequadas para nos proteger dos autoritarismos e da falta de ambição, audácia e de vontade de todos prosperámos, individualmente e em conjunto.

Não obstante, hoje é um bom dia para homenagear a liberdade, a nossa frágil e rica liberdade, sem esquecer que, à luz do universo (e da História), as pessoas são pequenas por natureza, ínfimas e finitas partículas de pó num infinito universo.

Temos, pois, que nos inspirar naqueles que realmente fazem a diferença e a mudança para um mundo melhor, seja este uma casa, uma organização, uma instituição ou um país.

A grandeza humana é revelada pela sua ação, entre si e os seus semelhantes, i.e., na sociedade.

Que a maioria da liberdade prevaleça sempre, na forma e substância, sobre a minoria castradora, no meu país, com os portugueses e, em geral, no mundo.

Inspirado na figura referencial da ação histórica de Salgueiro Maia, é o meu desejo neste nosso dia nacional da liberdade.

Fotos: Street Art in Lisbon, The Carnation Revolution Jeanne Menjoulet  Flickr, e Sérgio Guimarães

Pesquisa